Nossa história

O Programa Universidade Aberta à Pessoa idosa nasceu em 2011, na Faculdade Una de Contagem, como um projeto de extensão voltado para a oferta de cursos e oficinas para terceira idade. Devido à grande procura o Instituto Ânima propôs o projeto no edital de chamamento do Fundo Municipal do Idoso de Contagem, onde foi aprovado e iniciou em 2017, beneficiando 1.110 idosos. Em 2018, o projeto chegou em Belo Horizonte e beneficiou mais de 2. 510 idosos.

Além dos cursos e oficinas o programa desenvolve outras ações para o público idoso como consultorias e assessorias à Instituição de Longa Permanência de Idosos, diagnósticos de grupos de convivência de idosos e pesquisas sobre o perfil da população idosa. Até o momento aprovamos projetos em Contagem/MG, Belo Horizonte/MG, Divinópolis/MG, Uberlândia/MG, São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC e estamos prospectando ações também eu outros municípios, sempre em parceria com as Instituições de Ensino Superior do grupo Anima Educação.

APOIO A IDOSOS EM ISOLAMENTO

Com a pandemia, adaptamos as atividades da Universidade Aberta à Pessoa para o on-line e fizemos um processo de escuta entre os idosos atendidos. Nesse mesmo contexto, desenvolvemos o Plenitude 60+ é um núcleo de comunicação voltado para idosos, que tem como objetivo produzir vídeos, textos, podcasts e posts que promovam a autonomia dos idosos.

Conheça a atuação do Plenitude 60+ acompanhando os conteúdos da nossa página no Facebook.

 

Linhas de atuação

  • Educação

  • Proteção Social

  • Pesquisa

  • Saúde

Educação

Oferecemos um conjunto de estratégias educativas com o objetivo de promover a qualidade de vida da terceira idade e valorizar as competências sociais e emocionais adquiridas ao longo da vida.

Nossas atividades favorecem um envelhecimento mais saudável e ativo, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais por meio de:

– Cursos

– Oficinas

– Workshops

– Palestras

– Seminários

Proteção Social

Um dos nossos princípios é a proteção à terceira idade, assim como a garantia de seus direitos, de acordo com o Estatuto do Idoso. Por isso, criamos um núcleo de atendimento e atenção à pessoa idosa em situação de violência.

O objetivo do núcleo é oferecer assistência jurídica, social e psicológica para seniores que tenham seus direitos ameaçados ou violados e necessitem de orientação nessas esferas.

Além disso, promovemos campanhas educativas e rodadas de palestras intergeracionais a fim de ampliar o conhecimento sobre os direitos na maturidade e diminuir a violência física e patrimonial sofrida pelas pessoas nesse estágio da vida.

Quer saber como e onde acessar esse serviço?

Clique Aqui

Pesquisa

Com o objetivo de identificar e entender o perfil das pessoas na terceira idade, realizamos pesquisas quantitativas e qualitativas e promovemos o diagnóstico de grupos de convivência.

Ao observar grupos de convivência de idosos existentes, diagnosticamos as finalidades e perspectivas dos grupos, assim como as atividades realizadas e dinâmicas de funcionamento, bem como os respectivos vínculos com os setores da sociedade.

Segundo o IBGE, em 2019 a expectativa de vida no país continua crescendo e atinge os 73 anos para homens e 80 para mulheres. O instituto prevê que o grupo com mais de 65 anos representará 15% da população em 2034 e 25% até 2060. É urgente que a sociedade e o mercado conheçam mais esse grupo.

Converse com a gente para participar e acessar nossas iniciativas.

Clique aqui

Saúde

A construção de uma sociedade inclusiva para todas as idades passa pelo desenvolvimento de ações. O Instituto Ânima tem por objetivo garantir a atenção integral à saúde da terceira idade, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia dos seniores.

Para promover a saúde integral por meio de ações preventivas e terapêuticas, oferecemos gratuitamente diversas atividades, como:

– Oficina de prevenção de quedas

– Fitoterapia: uso consciente de chás

– Aulas de ginástica com fisioterapeutas

– Orientação sobre nutrição e alimentação saudável

Faça parte das nossas ações.

Clique Aqui
0
instituições de ensino envolvidas
0
beneficiados diretos
0
beneficiados indiretos

Apoio: