Nossa história

O Programa Universidade Aberta à Pessoa idosa nasceu em 2011, na Faculdade Una de Contagem, como um projeto de extensão voltado para a oferta de cursos e oficinas para terceira idade. Devido à grande procura o Instituto Ânima propôs o projeto no edital de chamamento do Fundo Municipal do Idoso de Contagem, onde foi aprovado e iniciou em 2017, beneficiando 1.110 idosos. Em 2018, o projeto chegou em Belo Horizonte e beneficiou mais de 2. 510 idosos.

Além dos cursos e oficinas o programa desenvolve outras ações para o público idoso como consultorias e assessorias à Instituição de Longa Permanência de Idosos, diagnósticos de grupos de convivência de idosos e pesquisas sobre o perfil da população idosa. Até o momento aprovamos projetos em Contagem/MG, Belo Horizonte/MG, Divinópolis/MG, Uberlândia/MG, São Paulo/SP e Jaraguá do Sul/SC e estamos prospectando ações também eu outros municípios, sempre em parceria com as Instituições de Ensino Superior do grupo Anima Educação.

APOIO A IDOSOS EM ISOLAMENTO

Com a pandemia, adaptamos as atividades da Universidade Aberta à Pessoa para o on-line e fizemos um processo de escuta entre os idosos atendidos. Nesse mesmo contexto, desenvolvemos o Plenitude 60+ é um núcleo de comunicação voltado para idosos, que tem como objetivo produzir vídeos, textos, podcasts e posts que promovam a autonomia dos idosos.

Conheça a atuação do Plenitude 60+ acompanhando os conteúdos da nossa página no Facebook.

Escola da Maturidade 

Desde 2014, a Universidade Aberta à Pessoa Idosa ganhou envergadura e passou a ser gerida pelo Instituto Ânima em parceria com as Instituições de Ensino da Ânima Educação, a fim de fornecer conhecimentos para seu bem-viver, desenvolvimento e defesa de direitos. 

As atividades são realizadas pelos alunos de graduação de cursos de diferentes áreas do conhecimento, como extas, humanidades, saúde, tecnologia entre outras.  

A Escola da Maturidade, um dos núcleos de atuação do Programa em Belo Horizonte, é financiada pelo Fundo do Idoso do Município, por meio do apoio de empresas como BB Seguros, Atacadão, Catho, Cielo, ISA CTEEP, Mercantil do Brasil, Uber e VLI. O projeto oferece cursos e oficinas em diferentes áreas como cultura, saúde e línguas, além de ser um espaço de socialização e convivência de idosos. 

Pessoas de 60 anos ou mais e que possuí WhatsApp, podem fazer parte através das inscrições pelo link abaixo ou pelo telefone: 

Link: https://forms.gle/TyV1PXGyHYjRDuZz6 

Telefone: 4003-3126 

Todas as atividades são gratuitas e foram formatadas na modalidade a distância por conta da pandemia. 

Núcleo de Apoio ao Idoso em Situação de Violência 

Seguindo a linha de atendimento à população 60+, o Instituto Anima lança o Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa em Situação de Violência, tendo como parceiros: o Conselho Municipal do Idoso, a Delegacia de Proteção ao Idoso, Coordenadoria do Idoso e Defensoria Pública; profissionais do CRAS, CREAS, o SUS e de outros programas sociais. O Núcleo conta com uma equipe de profissionais dos cursos de Direito, da Psicologia e do Serviço Social, formada por professores e alunos bolsistas que atendem por meio de ligações as demandas dos idosos.  

Esta equipe está preparada para o acolhimento dos idosos, seus familiares, amigos, pessoas que querem conversar sobre a violência contra esse público, em uma perspectiva de entender a realidade revelada, objetivando construir outra realidade livre de violação contra os direitos da pessoa idosa e, desta forma, contribuir para uma cultura que respeite as peculiaridades desta etapa da vida. 

Em parceria com os órgãos públicos e de controle social espera-se contribuir para a criação de uma sociedade livre da violência contra idosos. A defesa é por um trabalho interinstitucional e interdisciplinar no tratamento desta complexa realidade. 

Se precisar de apoio ou acolhimento ligue para o telefone: 4003-3126 

Linhas de atuação

  • Educação

  • Proteção Social

  • Pesquisa

  • Saúde

Educação

Oferecemos um conjunto de estratégias educativas com o objetivo de promover a qualidade de vida da terceira idade e valorizar as competências sociais e emocionais adquiridas ao longo da vida.

Nossas atividades favorecem um envelhecimento mais saudável e ativo, desenvolvendo aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais por meio de:

– Cursos

– Oficinas

– Workshops

– Palestras

– Seminários

Proteção Social

Um dos nossos princípios é a proteção à terceira idade, assim como a garantia de seus direitos, de acordo com o Estatuto do Idoso. Por isso, criamos um núcleo de atendimento e atenção à pessoa idosa em situação de violência.

O objetivo do núcleo é oferecer assistência jurídica, social e psicológica para seniores que tenham seus direitos ameaçados ou violados e necessitem de orientação nessas esferas.

Além disso, promovemos campanhas educativas e rodadas de palestras intergeracionais a fim de ampliar o conhecimento sobre os direitos na maturidade e diminuir a violência física e patrimonial sofrida pelas pessoas nesse estágio da vida.

Quer saber como e onde acessar esse serviço?

Clique Aqui

Pesquisa

Com o objetivo de identificar e entender o perfil das pessoas na terceira idade, realizamos pesquisas quantitativas e qualitativas e promovemos o diagnóstico de grupos de convivência.

Ao observar grupos de convivência de idosos existentes, diagnosticamos as finalidades e perspectivas dos grupos, assim como as atividades realizadas e dinâmicas de funcionamento, bem como os respectivos vínculos com os setores da sociedade.

Segundo o IBGE, em 2019 a expectativa de vida no país continua crescendo e atinge os 73 anos para homens e 80 para mulheres. O instituto prevê que o grupo com mais de 65 anos representará 15% da população em 2034 e 25% até 2060. É urgente que a sociedade e o mercado conheçam mais esse grupo.

Converse com a gente para participar e acessar nossas iniciativas.

Clique aqui

Saúde

A construção de uma sociedade inclusiva para todas as idades passa pelo desenvolvimento de ações. O Instituto Ânima tem por objetivo garantir a atenção integral à saúde da terceira idade, promovendo a manutenção da capacidade funcional e da autonomia dos seniores.

Para promover a saúde integral por meio de ações preventivas e terapêuticas, oferecemos gratuitamente diversas atividades, como:

– Oficina de prevenção de quedas

– Fitoterapia: uso consciente de chás

– Aulas de ginástica com fisioterapeutas

– Orientação sobre nutrição e alimentação saudável

Faça parte das nossas ações.

Clique Aqui
0
instituições de ensino envolvidas
0
beneficiados diretos
0
beneficiados indiretos

Apoio: