PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO DOCENTE – CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Se você é professor de matemática ou ciências naturais na Educação Básica, essa pós-graduação é para você. O curso foi desenvolvido pelo Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford sob coordenação de Rachel Lotan, ex-diretora do Stanford Teacher Education Program (STEP).
Essa pós graduação foi inspirada nos princípios do STEP da Escola de Educação da Universidade de Stanford e prevê dez módulos que incluem aulas, tarefas, leituras e atividades em sala de aula que enfatizam a conexão entre a teoria e a prática, para superar desafios da docência nas áreas de matemática e ciências.
O Instituto Ânima conta com coordenadores, docentes e mentores formado pela Programa de Especialização Docente, preparados para aplicação da especialização.
Especialização Docente em Ciências
Atualmente, a construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem em grande velocidade. Por isso o professor de ciências precisa atualizar suas práticas. O Instituto Ânima também oferece um curso de especialização para essa área do conhecimento, com o intuito de apresentar novos caminhos para o ensino aprendizagem.
Um dos principais diferenciais tanto da Especialização Docente em Matemática quanto em Ciências é a mentoria. O mentor acompanha o professor participante durante todo o curso, realizando observações em sala de aula, in loco ou vídeo, e prepara feedbacks sobre as práticas observadas. O curso é realizado no UniBH – Minas Gerais, USJT – São Paulo e UniSociesc – Santa Catarina.
Especialização Docente em Matemática
Os desafios na docência em matemáticas são grandes. O último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avalia estudantes do ensino básico, mostrou que o Brasil ficou em último lugar em qualidade de ensino entre os países da América Latina.
Com o objetivo de proporcionar ao professor de Matemática da Educação Básica um novo olhar para práticas pedagógicas específicas para a área, o Instituto Ânima oferece um curso de especialização docente que possui seu currículo inspirado nos princípios do STEP, adaptados ao contexto brasileiro.
Como fazemos
Um time de coordenadores, docentes e mentores de cada universidade recebe uma formação de dois anos pela equipe do PED Brasil. Essa formação consiste em:
→ Três semanas presenciais de interação entre as equipes das faculdades, universidades e a equipe do PED, nas quais os módulos são introduzidos e a pedagogia do PED é modelada em um ambiente de sala de aula.
→ Grupos de Trabalho (GTs) online de cada um dos 10 módulos do programa, nos quais cada aula é estudada, discutida e planejada em conjunto pelos docentes das faculdades, universidades e a equipe do PED Brasil.
Após essa formação, as faculdades e universidades do Grupo Ânima oferecem o curso de especialização em Ensino de Matemática ou Ciências, com carga horária de 432h/aula presenciais e 4h/aula de mentoria individual e duração de 18 a 24 meses, para professores de Matemática ou Ciências da Educação Básica.
Nossa meta é transformar o país por meio da educação, proporcionando ao professor de Matemática e Ciências da Educação Básica uma formação continuada de qualidade e excelência e, consequentemente, melhorar a educação oferecida aos estudantes do nosso país.
Até agora
Formamos |
2 turmas |
1 turma no UniBH e 1 turma na São Judas Mooca. |
Envolvemos |
57 professores |
Sendo 41 da rede pública e 16 de escola particular. |
Nossa trajetória
2016 |
Início da parceria entre Instituto Ânima, Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa para formar os primeiros professores habilitados a lecionarem no PED BRASIL. |
2017 |
Início da primeira turma do Curso PED BRASIL no UniBH e USJT. |
2018 |
Formatura da primeira turma do PED BRASIL no UniBH e USJT. Formação da segunda turma de professores, do Instituto Ânima, habilitados a lecionarem no PED BRASIL. |
2019 |
Formação da terceira turma de professores, do Instituto Ânima, habilitados a lecionarem no PED BRASIL. |