Posicionamento Covid-192020-03-24T16:45:41-03:00

Posicionamento Instituto Ânima
sobre o novo Coronavírus

Temos vivido um momento que exige intensa atenção e cuidados no sentido de reduzirmos a circulação do Coronavírus (COVID-19) no país. O Instituto Ânima compartilha dos mesmos princípios e segue o posicionamento público da Ânima Educação divulgado em 13/03/2020 em relação as ações de prevenção à doença, que segue abaixo:

“Diante do atual cenário do país, que vive um momento de intensa atenção e que inspira a melhor comunicação possível, a Ânima Educação vem a público se manifestar.

Importante ressaltar que nos pronunciamos tendo como referência a opinião técnica de especialistas no assunto, médicos infectologistas e de outras especialidades pertinentes, muitos dos quais integram a Inspirali, nossa vertical
de saúde. Também seguimos atentos aos protocolos e recomendações das autoridades públicas.

Todas as pessoas da nossa comunidade de educadores e estudantes em situação de maior vulnerabilidade, a partir
dos critérios da Organização Mundial da Saúde, estão sendo tratadas com protocolos específicos de trabalho ou estudo remoto e com toda assistência necessária.

Todas as medidas de prevenção estão sendo intensificadas, com ampla comunicação, o que inclui treinamentos e informação sobre os protocolos de higiene, etiqueta de tosse e espirro, higienização das mãos e todos os cuidados sempre benéficos e ainda mais relevantes nesse momento.

Em linha com nosso segundo princípio “O estudante é o centro da escola e o educador é a sua grande inspiração”, estamos preparados, caso necessário, para mudar o cenário de aprendizagem, intensificando o uso de tecnologia, em benefício de toda a comunidade e sempre dentro dos nossos padrões de qualidade, totalmente alinhados com nosso modelo acadêmico híbrido.”

O Instituto Ânima integra o Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19 da Ânima Educação, com foco na prevenção, controle e contenção de risco. Em alinhamento com orientações desse comitê, do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e de autoridades de controle epidemiológico, o Instituto Ânima toma as seguintes decisões:

  • Realização de home office por colaboradores do estado de Minas Gerais
  • Nos outros estados, realização de home office por colaboradores pertencentes ao grupo de risco e incentivo para que os demais colaboradores, mesmo que fora do grupo de vulnerabilidade, mantenham suas atividades de trabalho remotamente
  • Restrição para realização de viagens aéreas
  • Suspensão das atividades da Escola Aberta da Terceira Idade, como oficinas, reuniões, eventos, capacitações e formações (todas as atividades que estabeleçam contato direto e presencial), com intuito de preservar a pessoa idosa do contágio do COVID-19
  • Adaptação das atividades de formação docente para o formato on-line com atividades síncronas e assíncronas
  • Suspensão do programa Finland Experience, seguindo as recomendações de órgãos internacionais e nacionais de restrição de viagens internacionais e de proteção aos nossos colaboradores e clientes
  • Apoio às ações de divulgação e prevenção de nossos parceiros e clientes

Como educadores que somos, temos clareza da relevância de nosso papel de informar, orientar e cuidar, com responsabilidade e transparência. Vale salientar que estamos atentos às novas informações e evoluções e, a qualquer momento, podemos ter novas diretrizes que serão comunicadas com a devida transparência nesta página dedicada
ao assunto.

Acreditamos na nossa capacidade, como educadores e cidadãos, de atravessar esse momento com a devida atenção, mantendo a serenidade e objetividade, para juntos podermos, em breve, olhar para essa experiência como um aprendizado e nos fortalecermos cada vez mais no caminho de transformar a educação do Brasil.

Rogério Salles Loureiro
Diretor Executivo

Como podemos ajudar?

O Instituto Ânima acredita que nesse momento de mobilização social todos têm a capacidade de colaborar de alguma forma em prol do bem-estar coletivo.
Diante disso, nos sentimos no dever de compartilhar  todo conhecimento dos nossos especialistas afim de ajudar a sociedade a passar por esse período com tranquilidade.
Por meio de conteúdos especializados, conversas em grupos on-line e outras ações estamos disponíveis para colaborar nas seguintes vertentes:

Boas práticas para
aulas On-line

O Instituto Ânima está disposto a apoiar todos
os educadores do Brasil, em qualquer nível
educacional, na adaptação da sua atividade
para o ambiente on-line.
Nossa expertise vem de anos de atuação da
Ânima Educação com ensino híbrido, além
dos aprendizados que tivemos com as nossas
parcerias internacionais. Para que a suspensão
das aulas presenciais seja feita sem prejuízo
pedagógico, criamos materiais relevantes sobre
o tema, além de um ambiente virtual para trocas
de experiências entre educadores.

Implementação de práticas remotas
(home office)

Desde o início da nossa atuação, temos
equipes remotas e colaboradores trabalhando
em home office. Nesse momento crítico,
oferecemos apoio para equipes e profissionais
que precisam trabalhar de maneira mais
autônoma priorizando organização,
produtividade e bem-estar.
Criamos um ambiente virtual para
relacionamento entre profissionais com
publicação de conteúdos sobre gestão de
tempo, como fazer reuniões on-line que
funcionam, como manter a equipe unida e
evitar a sensação de solidão, entre outros temas.

Saúde mental em
tempos de pandemia

Para nós, saúde mental sempre foi prioridade.
Oferecemos práticas de yoga e meditação
para os nossos colaboradores e temos
programas com essas práticas in company
no nosso portfólio.
Em momentos como esse, ampliamos o acesso à
informação e às práticas positivas para a saúde
mental através de criação de um grupo de apoio
aberto, com a presença de profissionais de
diversas áreas como yoga, nutrição e psicologia.

Apoio a idosos em
estado de isolamento

O Instituto Ânima é referência na promoção da qualidade de vida na terceira idade. Nossos projetos possuem ações educativas, de proteção social e de saúde para pessoas com 60 anos ou mais. Nos tempos atuais, o isolamento é necessário, mas a solidão não.
Por isso, também criamos um ambiente virtual para incentivar as trocas e o relacionamento entre pessoas de qualquer idade e os idosos. Esse ambiente é complementado pela curadoria de conteúdos com fontes confiáveis sobre o COVID-19, além de dicas de saúde e bem-estar.