Professores também são planejadores.
Aspecto central da prática docente, o planejamento é quando são definidos currículos, avaliações, objetivos e experiências de aprendizagem.
Cada vez mais, os planejamentos tradicionais se mostram insuficientes para garantir uma aprendizagem real, relevante e significativa para os estudantes.
Entre os possíveis caminhos e métodos, acreditamos que o planejamento reverso traz diversas vantagens e benefícios tanto para estudantes quanto para professores.
Começar pelo fim: o que isso significa?
A metodologia ajuda a pensar no planejamento de aula e do curso como um todo, além de focar mais na aprendizagem do estudante e menos no ensino do professor.
Para isso, propõe uma inversão da lógica tradicional de planeamento em três etapas:
Grandes ideias
A compreensão desejada aqui vai além da aquisição de uma habilidade, pois está motivada em uma aprendizagem mais duradoura que faça sentido para a realidade da sala de aula e do estudante. Alguns autores chamam essa compreensão de “grandes ideias”.
Acreditamos que o planejamento reverso é a chave para contornar os pecados capitais do planejamento de aula.