O Programa de Especialização Docente (PED Brasil) é uma formação de professores ofertada pelo Instituto Ânima que precisou ser adaptada durante o isolamento social. Para isso, mantivemos o objetivo de construir uma aprendizagem continuada que promovesse o engajamento do professor, considerando seu contexto e a sua realidade. Além disso, mantivemos firmemente os princípios do PED: conexão entre teoria e prática; excelência com equidade; trabalho conjunto entre escolas de educação básica e instituições de ensino superior; e coerência curricular.

De modo geral, propusemos a metodologia da sala de aula invertida com momentos síncronos e assíncronos entre educadores e mentores. Se você quiser saber em detalhes como foi o processo de adaptação do programa, clique aqui.

Realizamos uma aula inaugural para explicar aos professores participantes todas as adaptações que foram necessárias para que o curso pudesse ser desenvolvido no modelo on-line. A aula teve duração de 2h e ao final da aula gostaríamos que os professores participantes fossem capazes de: entender as condições para a continuidade do programa; familiarizar-se com a estrutura do currículo neste contexto; formar uma comunidade de aprendizagem online, esclarecer os limites para equidade que este contexto traz para as escolas e para o PED e mitigar problemas e desafios relacionados à equidade.

O resultado da experiência foi surpreendente. Veja um dos feedbacks que recebemos dos professores em formação: “Estamos enfrentando diariamente um momento em que nos faz repensar quanto ao aprendizado e buscando novas formas e maneiras de ensinar. Nesse contexto, o curso de formação online realizados pelo Instituto Ânima têm contribuído para minha formação docente, me auxiliando no objetivo de ser uma professora mais qualificada. Eles trazem a preocupação de ajudar a nós, professores, nessa nova jornada, mostrando que é possível realizar um ensino que proporciona o trabalho em grupo, que engaja os alunos com metodologias ativas e diversificadas e que possam ser avaliadas de maneira clara e objetiva, sempre com foco na aprendizagem” (Professora Ângela Araujo de Almeida Ramos, aluna do PED). Quando perguntamos aos educadores o que funcionou na aula inaugural eles nos disseram:

  • “Por ser um formato novo, acredito que foi bem proveitoso. Estamos conseguindo nos reinventar. Foi melhor do que imaginava”

  • “Tudo! Estava apreensiva pois o contato e as trocas são o que diferenciam o PED de outras formações. Pensar no PED como EAD me causou certa angústia, mas acredito que será bom.”

  • “Trocar ideias com as colegas e perceber que não estamos sozinhos/sozinhas nessa demanda atual. Além disso, a maneira como a aula foi conduzida, tranquilizou um pouco minha ansiedade. ”

  • “Estou feliz com o retorno e com a maneira que as aulas estão sendo pensadas. A princípio fiquei preocupada em como seria o PED de forma remota. Porém estou surpresa como vocês conseguiram adaptar nossas aulas para esse novo contexto, sem perder o jeito próprio do PED. ”

Estamos muito felizes com o sucesso da adaptação do PED e acreditamos que o Instituto Ânima está trilhando um caminho importante na construção de uma educação do futuro com qualidade e responsabilidade. Ficou interessado em saber mais sobre o PED? Clique aqui

Quer conhecer outros cursos de formação do Instituto Ânima? Clique aqui e descubra várias oportunidades para melhorar as suas aulas, sejam elas presenciais ou on-line.