Químico e Areia

Químico e Areia

O Laboratório de Materiais do Instituto Anima realiza ensaios químicos e de corrosão que atendem diferentes tipos de materiais. Os ensaios químicos são realizados afim de verificar a composição química do material, e o ensaio de corrosão avalia o comportamento deste sob atmosfera salina.

Ensaio de Corrosão (Salt Spray):

Volume: 400 m³

Espectrometria de Emissão Ótica (EEO)

O ensaio de EEO permite que seja realizada uma varredura completa na composição química do material, seja ele uma amostra coquilhada ou uma peça pronta. Com este ensaio é possível analisar a composição química de ferros fundidos, aços de baixa ou alta liga, ligas de latão e alumínio.

Infravermelho: (determinação de carbono e enxofre)

Através deste método é possível determinar com precisão os teores de carbono e enxofre em diferentes materiais e insumos, como pó de carvão, coque e inoculante. Com rápido tempo de resposta, este ensaio proporciona confiabilidade nos resultados.

Infravermelho:  Massa da amostra (sólida ou líquida): aproximadamente 350 mg; Faixa de análise para carbono: 50 ppm ou 0,005% a 100%; Faixa de análise para enxofre: 5 ppm ou 0,0005% a 26%,  Método de detecção: infravermelho;  Temperatura de queima: de 400 a 1450°C (nominal: 1350°C);  Tempo de análise: aproximadamente 90s.

Ensaios em Areia

Para garantir a qualidade dos produtos fundidos também é necessário o controle das areias de moldagem. O Laboratório de Materiais da Unisociesc realiza diversos ensaios em areia à verde, areia base, areia ligada quimicamente, bentonita, pó de carvão e coque.

  • Análise completa em areia verde (Compactabilidade, Umidade, Permeabilidade, RCV, RTU, Argila Ativa, Argila AFS, Granulometria, Perda ao Fogo e Teor de Voláteis);
  • Análise em Bentonita (Umidade, Inchamento, Adsorção de Azul de Metileno e Adsorção de Azul de Metileno a 550ºC);
  • Pó de Carvão (Carbono Fixo, Umidade, Enxofre, Teor de Cinzas, Teor de Voláteis);
  • Areia Base (Argila AFS, Granulometria, Demanda Ácida, pH, Permeabilidade);
  • Areia Ligada Quimicamente (Demanda Ácida, pH, Granulometria, Perda ao Fogo, Tração em corpo de prova).

Quer saber mais?