CePTAS

CePTAS

O Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres é um Laboratório do Curso de Medicina Veterinária mantido pelo Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE) desde 2007, atualmente localizado nas dependências do Parque Ecológico Cotia-Pará em Cubatão/SP.

O CePTAS tem como objetivo recepcionar, tratar, manter e triar os animais selvagens pertencentes à fauna da Mata-Atlântica do Estado de São Paulo entregues pela Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Ambiental e particulares.

Os animais recebem todos os cuidados veterinários necessários durante o período de triagem até obterem alta clínica, apresentando-se aptos para retornarem ao seu local de origem ou serem encaminhados para outra instituição regulamentada.

Atualmente, o CePTAS fornece apoio técnico para empresas que necessitam de auxílio profissional específico, notadamente aquelas situados em ambiente de Mata-Atlântica, manguezais e adjacentes, habitat natural de espécimes selvagens.

Adicionalmente, o CePTAS tem também como objetivos: colaborar no ensino e pesquisa sobre animais selvagens, junto ao corpo discente e docente do curso de Medicina Veterinária da UNIMONTE, e promover a educação ambiental para crianças e jovens.

Ao dar entrada no CePTAS, são realizados protocolos de recebimento dos animais, realizando o registro interno, para atualização das informações do paciente durante todo o período de tratamento e reabilitação. Nos últimos 3 anos, o CePTAS atendeu uma média de 60 animais ao mês, totalizando 2.160 animais.

A maior ocorrência, de acordo com a classificação taxonômica, prevalece a classe das aves, seguida dos mamíferos e por último os répteis.

Os procedimentos são realizados de acordo com as necessidades clínicas dos pacientes, onde os mesmos recebem todo o suporte necessário durante o período de permanência em nossas instalações.

Quer saber mais?